Um dos casos de bastidores mais engraçados da editora Marvel se deu na concepção do herói de guerra “Sargento Fury”, surgido em 1963. Na verdade, tudo começou devido a uma aposta do editor-chefe Martin Goodman com o roteirista Stan Lee. O primeiro achava que as vendas das revistas eram boas por causa dos títulos fortes, como “Quarteto Fantástico”. Lee não concordava, e dizia que o sucesso vinha do estilo dele e de seus colaboradores de fazer quadrinhos com realismo: “Eram os anos 60, e todos estavam fartos de guerra. Então, disse para o Goodman: ‘Eu farei um gibi de guerra com o título mais ridículo possível, dentro do ‘Estilo Marvel’, que vai vender muito’. E foi assim que surgiu ‘Sargento Fury e o Seu Comando Selvagem’ — que, por sinal, foi um sucesso instantâneo”.
A atração de “Sgt. Fury and His Howling Commandos” n° 1 era justamente Nick Fury, um personagem muito carismático, que fazia o tipo durão-resmungão, com seu inseparável charuto. Lee e o desenhista Jack Kirby aproveitaram essa popularidade e o transportaram para o presente — ou seja, para a década de 1960. Assim, Nick Fury tornou-se um superespião, “O Agente da S.H.I.E.L.D.”.
No início, o novo Nick Fury era um agente da CIA, e foi assim que ele apareceu no n° 21 (dezembro de 1963) do gibi americano do “Quarteto Fantástico”. A partir da revista “Strange Tales” n° 135 (agosto de 1965), o personagem se transformou em um espião no estilo James Bond, e a CIA se transformou na ficcional S.H.I.E.L.D., uma organização de espionagem que combate o terrorismo internacional da Hidra (fundada por ex-nazistas).
Apesar de artisticamente influente, a série “Nick Fury, Agente of S.H.I.E.L.D.” não ultrapassou a década de 60 e as subseqüentes séries do personagem foram esporádicas e burocráticas.
Em uma falha de continuidade, Fury aparecia cada vez mais jovem nos quadrinhos, como uma cópia de Bond (série que atingiu o auge quando foi desenhada pelo eclético Jim Steranko). Anos depois a Marvel “explicaria” o fato, na base do “acredite se quiser”, mostrando que ele havia ingerido uma fórmula semelhante a do Capitão América (conhecida pelo nome de fórmula do Super Soldado), que o teria rejuvenescido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário