▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
👤 Glória Álvarez | Axel Kaiser
❌ Gênero: #Politica
👉 SINOPSE:
Para entender o populismo, fenômeno tão arraigado na América Latina, Gloria Álvarez e Axel Kaiser analisam a anatomia da mentalidade populista, o desprezo desta pela liberdade individual e a correspondente idolatria ao Estado, que emparenta esta forma política aos regimes totalitários do passado, além do ódio ao neoliberalismo e da obsessão igualitária, entre outros aspectos.
Outro fator fundamental na tradição populista, estudada neste livro, é a hegemonia cultural, o papel dos intelectuais e o uso da linguagem na manipulação da opinião pública por intermédio da mídia. Diferentes experiências de populismo ao redor do mundo, em especial da América Latina, são analizadas no presente trabalho, que é enrriquecido com uma apresentação de Ricardo Vélez Rodríguez, na qual é analizado o chamado Neopopulismo, em especial em sua manifestação no Brasil.
Apesar da perspectiva desanimadora apresentada na narrativa de “O Embuste Populista”, os autores argumentam que há esperança para os países da América Latina. A alternativa política oferecida por Gloria Álvarez e Axel Kaiser passa pela construção de um novo republicanismo liberal a partir da recuperação das instituições, da educação e do uso de novas tecnologias.
SOBRE OS AUTORES:
Axel Phillip Kaiser Barents-Von Hohenhagen é um escritor, advogado e cientista político chileno. Membro da Sociedade Mont Pelerin, colaborou como colunista do El Mercurio, El Líbero e Diario Financiero. Em 2013 e 2014 publicou dois artigos na Forbes: "Este é o fim do milagre econômico chileno?"
Glória Álvarez é cientista política da Guatemala e Bacharel em Relações Internacionais, com foco especial em Desenvolvimento Internacional e Economia com raízes cubanas e húngaras. Ela se posicionou como referência do libertarianismo nas Américas e na Europa, realizando mais de 3.000 conferências e por meio de rádio, TV e redes sociais. Publicou três livros e se tornou conhecida em todo o continente americano devido a um discurso denunciando regimes populistas que viralizou no YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário