quinta-feira, 9 de março de 2023

Espada da Feitiçaria (1973)

Por Hq Vintage do Telegram 


Amigos do HQ Vintage, hoje quero convidar vocês, principalmente os fãs de Conan, para conhecer os contos do segundo mais popular autor de "espada e feitiçaria" depois de Robert E. Howard nos Estados Unidos... FRITZ LEIBER! Se Howard é o pai do gênero, Leiber é o seu padrinho, pois foi ele próprio quem inventou o termo "espada e feitiçaria" para denominar esse tipo de história!


Por mais de 50 anos, Leiber escreveu dezenas de histórias de espada e feitiçaria, sendo as mais populares aquelas com a dupla Fafhrd & Gatuno. Pra vocês terem uma idéia da popularidade da dupla, o próprio Roy Thomas, quando escrevia Conan, o Bárbaro, colocou versões desses personagens nas primeiras histórias do cimério para a Marvel, sendo um deles FAFNIR, o gigantesco ruivo de Vanhaein, na verdade uma versão "marvel" de Fafhrd, o bárbaro ruivo criado por Fritz Leiber. 


A primeira tentativa de levar a dupla para os quadrinhos de forma oficial foi feita pela DC Comics, que comprou os direitos para adaptação nos anos 70. Inclusive a primeira aparição deles no Universo DC foi publicada no Brasil pela EBAL, e vocês encontram essa história do número 202 da Mulher-Maravilha já no BÁU DA DC.


Em fevereiro de 1973, portando 50 anos atrás agora esse mês, foi lançada "Sword of Sorcery" (Espada da Feitiçaria), que apesar de ser muito elogiada pela crítica, apresentando a arte de um estreante promissor chamado HOWARD CHAYKIN, durou apenas cinco edições porque os leitores obtusos da época não prestaram atenção. Não cometa esse erro, internético leitor! As histórias de Fafhrd & Gatuno são extremamente divertidas, com um senso de humor que o melancólico e taciturno Robert Howard jamais permitiu ao seu Conan, por exemplo. Dê uma chance, leia essa HQ e entenda porque na história da mitológica Weird Tales, Fritz Leiber foi um dos seus mais populares autores, e porque tem seus livros republicados até hoje nos Estados Unidos. Bom divertimento!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário