terça-feira, 7 de março de 2023

Lista de Habilidades Gerais Tempos Modernos

                     

 Habilidades

(Vampiro A Mascara, Mago Ascenção, Caçadores Caçados, Lobisomem o Apocalypse, Demonio a Queda 3 Edição)
Obs Existem Habilidades exclusivas para clãs, Tradições, Tribos e etc, elas não estão incluídas aqui
Talentos

Os Talentos descrevem todas as Habilidades não treinadas e intuitivas. Os Talentos jamais podem ser treinados ou estudados, mas apenas aprendidos através da experiência direta. Normalmente durante uma história. Se o seu personagem desempenhar uma ação usando um Talento que ele não possua, isso não surtirá efeito sobre a sua decisão nos dados. Faz-se uma jogada usando um número de dados igual ao Atributo básico.
Os Talentos são Habilidades tão naturais e intuitivas que se considera que todo mundo possui alguma pequena capacidade em cada um deles.



- Prontidão
Esta é sua aptidão básica de perceber as coisas que acontecem ao seu redor, mesmo quando você não está realmente procurando por elas. A Prontidão descreve a atenção que você presta no mundo exterior, esteja você ocupado ou não. Este Talento, normalmente é somado à Percepção e é mais efetivo quando usado para perceber estímulos físicos (ao invés de temperamentos e pistas).

Nível:
1 - Amador: Você não é nenhum autômato estúpido.
2 - Praticante: Bisbilhoteiro ocasional.
3 - Competente: Você mantém um olhar atento à sua volta.
4 - Especialista: Seja por paranóia ou bom senso, você raramente é apanhado desprevenido.
5 - Mestre: Os seus sentidos são tão aguçados quanto os de um animal selvagem.

Possuído por: Caçadores, Guarda-Costas, Pessoal de Segurança, Jornalistas, Ladrões.
Especializações: Ruidos , bisbilhotar , emboscadas , armas ocultas , multidões , florestas e animais.


- Esporte
Este Talento representa suas habilidades atléticas básicas, assim como qualquer outro treinamento que você tenha tido em esporres ou outra atividade rigorosa. Esportes diz respeito a todas as formas de corridas, saltos, arremessos, natação, atívidades esportivas e similares; contudo, ele não abrange ações de coordenação motora como levantar pesos e também não inclui feitos atléticos cobertos por outras Habilidades (tal como Armas Brancas).

Nível:
1 - Amador: Você teve uma infância ativa.
2 - Praticante: Atleta do colégio.
3 - Competente: Atleta profissional.
4 - Especialista: Ponto alto em seu esporte.
5 - Mestre: Medalhista Olímpico.

Possuído por: Atletas, Entusiastas, Guardas-Florestais, Jóqueis, Garotos.
Especializações: Natação , Escalar , Acrobacia , Dançar, Corrida de Resistencia  , Esporte Especifico.


- Briga
O Talento Briga representa a habilidade do personagem em lutar com unhas e dentes. Este Talento representa sua perícia em combates corpo-a-corpo, seja devido ao treinamento em artes marciais ou a muita experiência — ambos podem fazer de você um adversário perigoso. Lutadores eficientes são coordenados, resistentes à dor, rápidos, fortes e durões; a determinação de fazer o que quer que seja necessário para ferir o seu oponente vence várias lutas.

Nível:
1 - Amador: Eles mexiam com você quando criança.
2 - Praticante: Você já viu algumas brigas de bar.
3 - Competente: Você já lutou regular e habitualmente, geralmente terminando em melhor estado do que o seu oponente.
4 - Especialista: Você poderia ser um competidor sério em um circuito de boxe.
5 - Mestre: Você é capaz de matar três homens em quatro segundos.

Possuído por: Militares, Policiais, Valentões/Capangas.
Especializações: Boxe , Luta Romana , Chutes, Karates , Judo , Boxe Thailandes , Garras , Arremessos , Imobilizações , Luta especifica .


- Esquiva
A primeira regra da auto-preservação, este Talento cobre a sua habilidade de evitar golpes, projéteis de fogo ou até mesmo carros. A Esquiva inclui encontrar cobertura, saltar e mergulhar ou qualquer outro método que tire você da trajetória do ataque.

Nível:
1 - Amador: Você pode mergulhar e se proteger instintivamente.
2 - Praticante: Você teve aulas de defesa pessoal.
3 - Competente: Você pode evitar pedras arremessadas e talvez até mesmo facas.
4 - Especialista: Somente um lutador habilidoso poderia acertá-lo.
5 - Mestre: Você pode virtualmente desviar-se de balas em campo aberto.

Possuído por: Policiais, Criminosos, Lutadores, Boxeadores, Moradores de Vizinhanças Violentas.
Especializações: Encontrar  abrigo , Esquivar-se, Finta, Pular.

- Conciencia (Chamado de Preciencia pelos Demonios e outros Espiritos) (Aparição, Mago Ascenção, Demônio a Queda) - Para Magos, Espiritos e Demonios

Diferente da Prontidão , que dimensiona a sensibilidade do personagem a eventos mundanos ,mas consciencia é uma reação visceral a presença de magia ou do sobrenatural . Geralmente , apenas magos (alguns espiritos tambem) possuem esse Talento em particular ., Uma vez sintonizados ao sobrenatural , esses estudiosos do arcano tem instuições , arrepios ou lampejos subitos . Um mago pode usar consciencia deliberadamente se suspeitar que alguma coisa seja mistica , d emodo a determinar a impressão geral sobre um objeto ou criatura . Porem é o narrador quem faz o teste para saber se o mago percebeu ou não o estranho efeito .

Nível:
1 - Amador: Você recebe sensações e vibraç~oes estranhas de certo lugares e pessoas esporaticamente
2 - Praticante: Voce sente o sobrenatural a sua volta e tem certeza de que ha coisas la fora .
3 - Competente: Quando se concentra , consegue sentir o fluxo e refluxo da magia nas coisas e de vez em quando , pode identificar tipo s espessificos de ressonancia
4 - Especialista: O mundo a sua volta canta com o poder sobrenatural e você está ligado as suas aharmonias .
5 - Mestre: Desde o menor feitiço até o menor dos espiritos você ve e sente tudo

Possuído por: Psiquicos , ciganos misticos hippies pesquisadores sobrenatural
Especializações: Talisma , Espiritos , efeitos , locais , misticismo e ressonacias .


- Empatia
Você entende as emoções dos outros e pode se identificar, fingir que se identifica ou brincar com essas emoções como achar melhor. Você tem muita facilidade para discernir motivos e pode ser capaz de perceber quando uma pessoa está mentindo. Contudo, você pode estar tão conectado com os sentimentos de outras pessoas que suas próprias emoções podem ser afetadas.

Nível:
1 - Amador: Você ocasionalmente empresta seu ombro para que alguém possa chorar.
2 - Praticante: Algumas vezes você pode literalmente sentir o sofrimento de outra pessoa.
3 - Competente: Você tem uma percepção aguçada das motivações das outras pessoas.
4 - Especialista: É praticamente impossível mentir para você.
5 - Mestre: A alma humana não consegue esconder seus mistérios de você.

Possuído por: Assistentes Sociais, Pais, Atores, Psicólogos, Detetives, Sedutores, Médiuns, Melhores Amigos.
Especializações: Emoçoes, Personalidades, Motivações, Ganhar confiança.


- Expressão
Esta é a habilidade de mostrar a sua opinião claramente, seja através de conversação, poesia ou até mesmo do correio eletrônico. Personagens com altos níveis de Expressão conseguem expressar suas opiniões ou crenças de uma maneira que não pode ser ignorada (mesmo se suas opiniões são desinformadas ou sem valor). Também podem ser afores talentosos, habilidosos em transmitir temperamentos ou simular emoções com cada gesto que fazem. Além disso, este Talento representa a habilidade para a poesia, redação criativa ou outras formas literárias de arte.

Nível:
1 - Amador: Seu talento está além da poesia nos cadernos da escola.
2 - Praticante: Você poderia liderar um grupo de debates da faculdade.
3 - Competente: Você poderia ser um escritor de sucesso.
4 - Especialista: Seus trabalhos são dignos de um prêmio.
5 - Mestre: Visionários como você só são formados uma vez a cada geração.

Possuído por: Atores, Escritores, Poetas, Políticos, Jornalistas, Instrutores, Agitadores Populares.
Especializações: Atuação, Poesia, Ficção, Improviso, Conversação.


- Intimidação
Intimidação toma muitas formas, desde ameaças diretas e violência física até a mera força da personalidade. Você sabe o método certo para cada ocasião e pode ser bastante... convincente.

Nível:
1 - Amador: Adolescente cruel e tirano.
2 - Praticante: Assaltante.
3 - Competente: Sargento instrutor.
4 - Especialista: O seu ar de autoridade acovarda transeuntes casuais.
5 - Mestre: Você pode assustar animais sanguinários.

Possuído por: Tiranos, Executivos, Oficiais do Exército, Capangas, Seguranças, Gângsters, Sabá.
Especializações: Ameaças Ocultas, Hierarquia, Coerção Física, Chantagens.


- Liderança
Você é um exemplo para os outros e pode inspirá-los a fazer o que você quer. A Liderança tem menos relação com a manipulação
do desejo das pessoas e mais a ver com a sua apresentação diante delas como o tipo de pessoa que elas desejam seguir. Este Talento costuma estar mais ligado ao Carisma do que à Manipulação.

Nível:
1 - Amador: Capitão do time da Liga Infantil.
2 - Praticante: Presidente do corpo estudantil.
3 - Competente: Um diretor eficiente.
4 - Especialista: Candidato a Presidente.
5 - Mestre: Você poderia ser o senhor e mestre de uma nação.

Possuído por: Políticos, Príncipes, Gerentes, Executivos, Oficiais do Exército, Policial.
Especializações: Oratória, Constrangimento, Amigável, Aberto, Nobre, Militar, Autoridade.

Impulso ou Instinto Primitivo (Somente Lobisomens podem ter)

Este talento descreve os seus instintos inatos e sua conexão com seu passado ancestral. O Impulso Primitivo mede a sua capacidade em funcionar não apenas como um lobo, mas como um meio-lobo. Os Garou habilitados em Impulsos Primitivos encontram-se em grande harmonia com a porção animal de sua natureza interior. O Impulso Primitivo descreve os seus instintos básicos, não o seu pensamento racional. Com a prática, este Talento pode ser usado para controlar as mudanças sutis nas formas de lobisomem. O Impulso Primitivo costuma ser somado aos testes de percepção quando o personagem se encontra na forma lupina ou Crinos; também é usado para rastrear, orientar navegação e detectar perigos escondidos que só poderiam ser identificados por instintos antigos (como o odor inconfundível de um predador ou a diferença sutil entre uma camada fina e uma camada grossa de gelo num lago congelado).

• Amador: Filhote de lobo
•• Experiente: Com concentração, você consegue sentir em que direção fica o norte.
••• Competente: Um Garou medianamente feroz
•••• Especialista: Avisos instintivos sutis fazem parte de sua rotina.
••••• Mestre: Líder de Matilha

Possuído por: Predadores, Guerreiros Garou, Lupinos, Malditos, Diversos Animais Selvagens.

Especializações: Mudar de Formas, Direções, Caça, Rastreamento, Combate, Animais, Sentir Magia, Criaturas Sobrenaturais, Proteção.

- Manha
As ruas podem fornecer muitas informações ou dinheiro para aqueles que conhecem a sua linguagem. A Manha permite que você se misture discretamente ao cenário local, ouça os rumores, entenda as gírias ou até mesmo participe de negócios escusos.

Nível:
1 - Amador: Você sabe quem vende drogas.
2 - Praticante: Você impõe respeito nas ruas.
3 - Competente: Você poderia liderar uma gangue.
4 - Especialista: Você tem pouco a temer até mesmo nas vizinhanças mais perigosas.
5 - Mestre:'Se você ainda não ouviu, ainda não foi dito.

Possuído por: Criminosos, Sem-teto, Repórteres, Detetives de Entorpecentes, Sabá.
Especializações: Receptadores, Drogas Ilegais, Armas Ilegais, Rumores, Cangues, Bater Carteira, Gíria Local.


- Lábia
Você sabe como ocultar os seus próprios motivos e mostrar aquilo que você deseja. Além disso, você pode chegar à raiz dos motivos de outras pessoas e usá-los contra elas. Este Talento define o seu talento para intrigas, segredos e jogos duplos; o domínio da Lábia pode fazer de você o melhor dos sedutores ou um espião brilhante.

Nível:
1 - Amador: Você ocasionalmente conta mentirinhas inofensivas.
2 - Praticante: Vampiro.
3 - Competente: Advogado criminalista.
4 - Especialista: Agente disfarçado.
5 - Mestre: Você é a última pessoa de quem alguém suspeitaria.

Possuído por: Políticos, Advogados, Vampiros, Adolescentes, Vigarista, Artistas Famosos.
Especializações: Sedução, Mentiras Impecáveis, Simular Mortalidade.


As Perícias são todas as Habilidades adquiridas através de aprendizado ou treinamento rigoroso. Se você tentar usar uma Perícia que não possui, o grau de dificuldade do teste aumenta em um. Você é simplesmente destreinado nas técnicas dessa Perícia, e portanto precisa tentar com mais afinco realizar a tarefa do que alguém que tivesse ao menos uma leve idéia do que estava fazendo.

- Empatia com Animais
Você consegue entender os padrões do comportamento animal. Esta Perícia permite que você prediga como um animal irá reagir em uma dada situação, treine e domestique um animal ou até mesmo acalme e enerve os animais.

Nível:
1 - Amador: Você pode fazer com que um cavalo domestica do o deixe acariciá-lo.
2 - Praticante: Você pode ensinar um bichinho a fazer gracinhas.
3 - Competente: Você pode treinar um animal como espião.
4 - Especialista: Treinador de circo.
5 - Mestre: Você pode domesticar animais selvagens sem a ajuda de poderes sobrenaturais.

Possuído por: Fazendeiros, Adestrador de Animais, Guarda de Zoológico, Guardas-Florestais, Donos de Animais Domésticos.
Especializações: Cachorros, Treinamento de Ataque, Grandes Felinos, Cavalos, Animais de Fazenda, Falcoaria.


- Ofícios
Esta Perícia abrange sua habilidade em construir e consertar as coisas com suas mãos. Ofícios permite que você trabalhe em áreas como carpintaria, trabalho em couro, tecelagem ou até mesmo em serviços mecânicos como conserto de carros. Você também pode criar trabalhos de arte duradouros com esta Perícia, dependendo do sucesso alcançado. Você deve sempre escolher uma especialização na Perícia Ofícios, mesmo que você mantenha alguma habilidade em campos múltiplos.

Nível:
1 - Amador: Carpintaria da escola.
2 - Praticante: Você está começando a desenvolver o seu próprio estilo.
3 - Competente: Você poderia ganhar a vida com seu trabalho.
4 - Especialista: O seu trabalho pode ser comentado em livros de nível universitário dentro do seu campo.
5 - Mestre: A sua arte é virtualmente sem igual.

Possuído por: Mecânicos, Artesãos, Artistas, Projetistas, Inventores, Rústicos.
Especializações: Cerâmica, Costura, Conserto de Casas, Carpintaria, Avaliação, Carburadores, Outras profissões.


- Condução
Você sabe dirigir um carro e talvez outros veículos. Esta Perícia não inclui automaticamente a familiaridade com outros veículos
mais complexos como tanques ou caminhões de vários eixos e a dificuldade pode variar dependendo da sua experiência com automóveis específicos. Afinal, pilotar uma perua não o prepara para controlar um Lotus a 200 km por hora.

Nível:
1 - Amador: Você dirige somente com transmissão automática.
2 - Praticante: Você pode dirigir um carro com câmbio manual.
3 - Competente: Caminhoneiro profissional.
4 - Especialista: Audacioso piloto de corridas ou de tanques de guerra.
5 - Mestre: Você pode fazer um Fusca realizar manobras dignas de James Bond.

Possuído por: Chofer, Caminhoneiro, Pilotos de Corrida, a maioria dos residentes das nações Ocidentais do século 20.
EspecializaçõesOff-Road, Veículos modificados, Curvas, Câmbios Manuais, Paradas Súbitas, Tráfego Pesado.


- Etiqueta
Você entende as bases do comportamento formal, tanto na sociedade mortal como na cultura dos Membros. Sua especialidade é a cultura com a qual você é mais familiarizado. Esta Perícia é usada em discussões, na sedução, dança, bons modos à mesa e todos os tipos de diplomacia.

Nível:
1 - Amador: Você sabe quando manter a boca fechada.
2 - Praticante: Você já esteve em um ou dois eventos sociais importantes.
3 - Competente: Você saberia usar até mesmo os talheres e utensílios de prata mais obscuros.
4 - Especialista: Sua Majestade o consideraria charmoso.
5 - Mestre: Se as pessoas certas viessem para o jantar, você poderia acabar com guerras — ou iniciá-las.

Possuído por: Diplomatas, Viajantes , Alta Sociedade, Executivos.
Especializações: Jantares Formais, Negócios, Cultura de Rua, Sociedade dos Membros.


- Arma de Fogo
Matar uma pessoa com uma espada levanta suspeitas. Destroçar alguém até os ossos pode abalar as bases da Máscara. Os Cainitas se adaptaram e muitos têm devotado suas energias para aprender a matar com armas de fogo. Esta Perícia representa a familiaridade com várias tipos de armas de fogo, desde pistolas de mão até metralhadoras pesadas. Obviamente, esta Perícia não inclui a habilidade com artilharia pesada como morteiros e canhões de tanques. Contudo, pessoas habilidosas com armas de fogo podem limpar, consertar, reconhecer e, é claro, atirar corretamente com a maior parte das armas de fogo mais comuns. Esta Perícia também pode ser usada para destravar armas (Raciocínio Armas de Fogo).

Nível:
1 - Amador: Você tinha uma pistola de água quando criança.
2 - Praticante: Você costumava treinar uma hora por semana no clube de tiro.
3 - Competente: Você sobreviveu a um ou dois tiroteios
4 - Especialista: Você poderia ganhar a vida matando pessoas.
5 - Mestre: Você tem praticado desde a invenção do Winchester.

Possuído por: Sabá, Policiais, Pessoal do Exército, Sobreviventes, Caçadores.
Especializações: Sacar Rápido, Armeiro, Pistolas, Atirador de Elite, Revólveres, Espingardas.


- Armas Brancas
Como diz a máxima dos Membros: "Armas de fogo não significam nada para um coração sem vida". Uma lâmina é normalmente muito mais válida, assim como a habilidade de usá-la corretamente. Armas Brancas inclui as habilidades no uso de armas de mão de todos os tipos, desde espadas e clavas até estranhos equipamentos de artes marciais como o sai ou o nunchaku. E é claro, uma estaca de madeira é sempre muito útil...

Nível:
1 - Amador: Você sabe como se segura uma faca.
2 - Praticante: Você talvez tenha participado de uma briga de rua.
3 - Competente: Você poderia estar na equipe de esgrima da faculdade.
4 - Especialista: Você poderia manter a ordem dentro da corte de um príncipe.
5 - Mestre: Seus inimigos preferem enfrentar um esquadrão da SWAT do que a sua lâmina.

Possuído por: Assassinos, Membros de Gangue, Artistas Marciais, Policiais, Duelistas, Fãs Medievais.
Especializações: Facas, Espadas, Bastões Improvisados, Estacas, Desarmar, Machados.


- Performance
A Perícia Performance governa sua habilidade em executar façanhas artísticas como cantar, dançar, atuar ou tocar um instrumento musical. Você muito provavelmente é especializado em um campo, apesar de virtuosos verdadeiros poderem ser talentosos em muitas formas de performance. Esta Perícia representa não só o conhecimento técnico de como fazer, mas também a habilidade de trabalhar uma audiência e arrebatá-la com o seu espetáculo.

Nível:
1 - Amador: Você pode cantar em um coral de igreja.
2 - Praticante: Você poderia ter o papel principal em uma produção universitária.
3 - Competente: Você é disputado pelas boates locais.
4 - Especialista: Você tem talento para ser uma sensação nacional.
5 - Mestre: Você é um virtuoso sem igual.

Possuído por: Músicos, Estudantes de Universidades, Atores, Bailarinas, Mímicos.
Especializações: Dança, Canto, Rock and Roll, Atuação, Solos de Guitarra, Bêbado em Karaoke.


- Segurança
Esta Perícia indica sua familiaridade com ferramentas e técnicas de arrombar fechaduras, desativar alarmes de carro ou contra ladrões, fazer ligação direta em carros ou até mesmo arrombar cofres, assim como várias formas de arrombar e invadir. A Perícia Segurança não é só usada por ladrões, ela também pode servir para se criar um "sistema imbatível" ou para deduzir as localidades invadidas por um ladrão.

Nível:
1 - Amador: Você pode arrombar uma fechadura simples.
2 - Praticantes: Você faz ligações diretas em carros.
3 - Competente: Você sabe como enganar os desarmar alarmes de casas.
4 - Especialistas: Você pode arrombar um cofre.
5 - Mestre: Você poderia desarmar — ou instalar — uma bomba no Pentágono.

Possuído por: Ladrões, Consultores de Segurança, Policiais.
Especializações: Arrombamento de Cofres, Ligação Direta, Alarmes Elétricos, Blindagens.


- Furtividade
Esta Perícia é a habilidade de evitar que você seja detectado, esteja você escondido ou em movimento. A Furtividade normalmente é testada contra a Percepção de alguém. Esta Habilidade é, por razões óbvias, bastante útil para se aproximar de suas presas.

Nível:
1 - Amador: Você pode se esconder em um quarto escuro.
2 - Praticante: Em uma rua, você pode se esconder entre as sombras das luminárias.
3 - Competente: Você não tem dificuldades para encontrar suas presas durante a noite.
4 - Especialista: Você pode se mover em silêncio sobre folhas secas. x
5 - Mestre: Ancião Nosferatu.

Possuído por: Ladrões, Assassinos, Membros, Espiões, Repórteres, Autoridades.
Especializações: Esconder-se, Mover-se em Silêncio, Sombras, Multidões.


- Sobrevivência
Apesar dos vampiros terem pouco medo de morrer por inanição ou desabrigo, as áreas selvagens ainda podem ser perigosas para os Cainitas. Esta Perícia permite que você encontre abrigo, navegue até a civilização, rastreie presas e possivelmente até evite lobisomens (apesar desta última ser extremamente difícil). Quando você usa a Furtividade em áreas selvagens, você não pode ter uma parada de dados maior do que o seu nível em Sobrevivência.

Nível:
1 - Amador: Você pode sobreviver a uma caminhada de 8 km.
2 - Praticante: Você poderia viver sem nenhum conforto.
3 - Competente: Você sabe quais cogumelos são venenosos e quais são comestíveis.
4 - Especialista: Você poderia viver em uma área selvagem à sua escolha durante meses.
5 - Mestre: Você pode ser deixado pelado nos Andes e se virar sozinho.

Possuído por: Escoteiros, Soldados, Entusiastas da Vida ao Ar Livre, Sobreviventes, Caçadores, Guardas-Florestais.
Especializações: Rastrear, Áreas Florestais, Selvas, Armadilhas, Caça.

Meditação (ver Mago Ascenção) (Todos podem ter)

Tecnologia (Ver Mago Ascenção) (Todos podem Ter)

Pesquisa (Ver Mago Ascenção e Caçadores Caçados) (Todos podem ter)

Disfarce ( Criar Disfarces) (Caçadores Caçados) (Todos podem ter)

Atuação (Fingir ser outra pessoa para se infiltrar diferente de Disfarce é sua linguagem corporal e jeito de ser não como está vestido ou maquiagem etc ) (Todos podem ter)

Armas de Energia (Ver o Livro da Tecnocracia (Todos podem ter)



Conhecimentos

Os Conhecimentos incluem todas as Habilidades que requerem a aplicação rigorosa da mente, não do corpo, de modo que nada além das Características Mentais pode ser usado para modificar os testes de Conhecimentos. Embora os níveis classifiquem os Conhecimentos em graus de escolaridade, a escola não é a única forma de adquirir Conhecimentos apenas a mais comum. Estas são, em sua maioria, Habilidades escolásticas, mas também é possível aprender sozinho ou com um tutor.
Se você não possui um Conhecimento, não pode nem mesmo tentar fazer uma jogada o envolva. Porém existem exceções, quando o narrador determina que a jogada envolve apenas informações triviais que qualquer um tenha a chance de conhecer.


- Acadêmicos
Este Conhecimento abrangente mostra a erudição de um personagem na área das "ciências humanas": literatura, história, arte, filosofia e outras ciências "liberais". Um personagem com pontos em Acadêmicos geralmente é bem informado nestes campos, enquanto muitos pontos indicam que ele é um perito em uma ou mais áreas de estudo. Não apenas este Conhecimento pode ser impressionante em palestras e outras cerimônias do Elísio, mas ele também pode fornecer dicas valiosas sobre antigos — e futuros — movimentos da Jyhad.

Nível:
1 - Estudante: Você está ciente de que 1066 é algo mais do que o código de área de Beverly Hills.
2 - Universitário: Você pode citar os clássicos, identificar os principais movimentos culturais e expor a diferença entre Ming e Moghul.
3 - Mestre: Você poderia publicar um artigo em um jornal erudito.
4 - Doutor: Professor emérito.
5 - Catedrático: Estudiosos de todo o mundo reconhecem você como sendo um dos principais peritos do seu tempo.

Possuído por: Professores, Literatos, Aficionados, Anciões.
Especializações: Pós-Estrutura, Pinturas Impressionistas, Roma Imperial, Realismo Americano.


- Computador
Este Conhecimento representa a habilidade de operar e programar computadores, assim como a compreensão necessária para se manter a par da tecnologia mais avançada.

Nível:
1 - Estudante: Aperta e clica.
2 - Universitário: Você pode processar os dados com relativa facilidade.
3 - Mestre: Você pode desenvolver um software.
4 - Doutor: Você poderia viver de forma confortável como um consultor de informática.
5 - Catedrático: Você cria a tecnologia de ponta.

Possuído por: Hackers, Funcionários de Escritório, Programadores, Processadores de Dados, Estudantes.
Especializações: Linguagens de Computador, Internet, Quebrar Códigos, Vírus, Recuperação de Dados.


- Finanças
Você conhece as minúcias do comércio, desde avaliar o valor relativo de um objeto até se manter a par das tarifas de câmbio
monetário. Este Conhecimento pode ser inestimável para intermediar a venda de objetos, lidar com números ou apostar no mercado de ações. Níveis altos de Finanças permitem que você eleve o seu padrão de vida a um nível muito confortável.

Nível:
1 - Estudante: Você assistiu algumas aulas sobre negócios.
2 - Universitário: Você tem alguma experiência prática e consegue manter os seus registros bastante organizados.
3 - Mestre: Você seria um bom corretor de ações.
4 - Doutor: As Corporações seguem a sua liderança financeira.
5 - Catedrático: Você poderia fazer uma fortuna com uma nota de $20.

Possuído por: Executivos, Classe Alta, Cambistas, Contadores, Revendedores, Traficantes de Drogas, Contrabandistas.
Especializações: Mercado de Ações, Lavagem de Dinheiro, Avaliação, Moedas Estrangeiras, Contabilidade, Revenda, Corporações.


- Investigação
Você aprendeu a perceber os detalhes normalmente ignorados pelas outras pessoas e poderia se tornar um detetive admirável. Este Conhecimento representa não apenas um bom olho para os detalhes, mas também uma habilidade de fazer pesquisas e seguir pistas.

Nível:
1 - Estudante: Você já leu o suficiente de Agatha Christie.
2 - Universitário: Oficial da polícia.
3 - Mestre: Detetive particular.
4 - Doutor: Agente federal.
5 - Catedrático: Sherlock Homes.

Possuído por: Detetives, Fãs de Mistério, Policiais, Bisbilhoteiro.
Especializações: Criminologia, Pistas Ocultas, Revistar, Descoloração.


- Direito
Com todos os advogados e criadores de leis que existem por aí, este Conhecimento pode se provar bastante útil. O Direito pode ser útil para arquivar processos, evitá-los ou sair da prisão. Além disso, até mesmo os Membros mantêm uma cadeia para os seus
e vários vampiros já salvaram suas não-vidas ao sabiamente explorarem uma brecha existente em uma das Tradições.

Nível:
1 - Estudante: Você já viu muitos filmes de julgamento.
2 - Universitário: Você está se preparando, ou acabou de prestar exame para a ordem dos advogados.
3 - Mestre: Chave-de-Cadeia.
4 - Doutor: Importantes personalidades públicas têm o seu telefone — como precaução.
5 - Catedrático: Você poderia encontrar brechas em um contrato com o Diabo.

Possuído por: Advogados, Policiais, Juizes, Detetives, Legisladores.
Especializações: Legislação Criminal, Processos, Cortes, Contratos, Procedimentos Policiais.


- Lingüística
Você começa o jogo com uma língua nativa à sua escolha, mas se você desejar falar qualquer outra língua, seja ela moderna ou antiga, a Lingüística é necessária. Esta Habilidade permite que você entenda novas línguas, mas em níveis altos, também oferece uma maior compreensão geral da estrutura lingüística. A Lingüística pode permitir que você reconheça sotaques e decifre enigmas.

Nível:
1 - Estudante: Uma língua adicional.
2 - Universitário: Duas línguas adicionais.
3 - Mestre: Quatro línguas adicionais.
4 - Doutor: Oito línguas adicionais.
5 - Catedrático: Dezesseis línguas adicionais.

Possuído por: Diplomatas, Embaixadores, Viajantes, Vampiros Antigos, Criptólogos, Eruditos.
Especializações: Linguagem Romântica, Kanji, Idiomas, Hieróglifos, Expressão Escrita, Códigos.


- Medicina
Você entende como o corpo humano e — e em menor magnitude o corpo vampírico — funciona. Esta habilidade compreende o conhecimento de medicamentos, doenças, procedimentos de primeiros socorros e diagnose ou tratamento de enfermidades. A
Medicina é de grande utilidade para os Membros que se interessam em como consertar, danificar ou transformar o corpo humano.

Nível:
1 - Estudante: Você assistiu a cursos de primeiros socorros.
2 - Universitário: Residente ou paramédico.
3 - Mestre: Clínico geral.
4 - Doutor: Você pode realizar transplantes.
5 - Catedrático: Você é respeitado pela comunidade médica mundial como sendo um Esculápio dos dias modernos.

Possuído por: Estudantes de Medicina, Médicos, Salva-Vidas, Pais, Paramédicos, Tzimisce.
Especializações: Transplantes de Órgãos, Cuidado de Emergência, Tratamento de Venenos, Patologia, Produtos Farmacêuticos.


- Ocultismo
Você é instruído em áreas do ocultismo tais como misticismo, maldições, magia, folclore e, particularmente, a cultura vampírica.
Ao contrário de muitos outros Conhecimentos, o Ocultismo não implica em um saber completo sobre os fatos reais e concretos; muito do que você sabe pode ser rumor, mito, especulação ou boato. Contudo, para se aprender os segredos deste campo, vale a pena gastar séculos separando as lendas dos fatos. Altos níveis de Ocultismo implicam em uma compreensão profunda sobre os vampiros, assim como uma boa base em outros aspectos do ocultismo; pelo menos você saberá distinguir o que é pateticamente falso.

Nível:
1 - Estudante: Você explorou a seção de Esoterismo das grandes livrarias.
2 - Universitário: Parece haver alguma verdade perturbadora sobre alguns dos rumores que você ouviu.
3 - Mestre: Você já ouviu muitas coisas e já presenciou algumas delas.
4 - Doutor: Você reconhece fontes descaradamente falsas e tem palpites embasados sobre outras.
5 - Catedrático: Você conhece a maioria das verdades básicas sobre o mundo oculto.

Possuído por: Ocultistas, Supersticiosos, Reformistas, Tremere.
Especializações: Cultura da Família, Rituais, Infernalistas, Bruxas.


- Política
Você está familiarizado com a política atual, inclusive com as pessoas que controlam o poder e como elas chegaram lá. Este Conhecimento pode ajudá-lo a lidar com, ou influenciar, os políticos ou até mesmo fornecer algum conhecimento sobre a estrutura de poder local dos Cainitas.

Nível:
1 - Estudante: Ativista.
2 - Universitário: Estudante de ciências políticas.
3 - Mestre: Diretor de campanha ou locutor de rádio.
4 - Doutor: Senador.
5 - Catedrático: Você poderia escolher o próximo presidente dos Estados Unidos.

Possuído por: Ativistas, Políticos, Advogados, vampiros de todos os tipos.
Especializações: Municipal, Estadual, Federal, Suborno, Dogma, Radical, Camarilla.


- Ciência
Você tem pelo menos um entendimento básico da maioria das ciências físicas, tais como química, biologia, física e geologia. Este
Conhecimento pode ser aplicado de várias formas práticas.

Nível:
1 - Estudante: Você possui a maioria dos conhecimentos básicos do colegial.
2 - Universitário: Você está familiarizado com as principais teorias.
3 - Mestre: Você poderia ensinar ciências no colegial.
4 - Doutor: Você é plenamente capaz de avançar os conhecimentos no seu campo.
5 - Catedrático: O seu Prêmio Nobel está esperando por você.

Possuído por: Cientistas, Estudantes, Pesquisadores, Professores, Engenheiros, Técnicos, Pilotos.
Especializações: Química, Biologia, Geologia, Física, Astronomia.


Rituais (Somente para Lobisomens)

Os Rituais cobrem o conhecimento que um lobisomem tem das tradições, história, mitos e liturgias dos Garou. Este conhecimento é essencial à compreensão do que os Garou das outras tribos estão realmente fazendo, o que está escrito na parede de um antigo túmulo Garou, e a forma apropriada de se aproximar de um ancião. Para aprender um ritual, é preciso um nível em Rituais equivalente ou maior que o nível do ritual.

• Estudante: Você ainda é um filhote ignorante.
•• Universitário: Você pode comparecer a uma assembléia sem fazer papel de palhaço.
••• Mestre: Você pode comparecer a uma assembléia de outra tribo sem provocar uma guerra.
•••• Doutor: Você pode comparecer a uma assembléia dos Dançarinos da Espiral Negra e passar uma boa impressão.
••••• Catedrático: Você sabe tudo que é preciso

Possuído por: Garou

Especializações: Pacto, Caern, Morte, Místico, Punição, Renome, Datas comemorativas.


Cosmologia (Ver Mago Ascenção e Lobisomem o Apocalypse) - Conhecimento sobre os reinos da Umbra (Todos podem ter)

Enigmas - (Ver Mago Ascenção, Lobisomem o Apocalypse, Caçadores Caçados) (Todos podem ter)

Esoterismo - (Ver Mago Ascenção, Caçadores Caçados) (Todos podem ter)

Outras Habilidades de Conhecimentos - Psicologia, Engenharia, Engenharia Militar, e muitas outras

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