terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Vampiros na Mitologia Grega

  

Vampiros na mitologia grega 

Um dos relatos mais antigos de vampirismo na mitologia se deve a bacco ou Dionísio, mas Ambrósio é a lenda mais marcante 

Ambrósio 

Tanto na mitologia grega, quando nas escrituras de delfos ele aparece 

Antes da ambrosia ser chamada assim, ela era conhecida apenas como a fruta ou planta dos deuses, ela podia envenenar e até matar qualquer um com sangue divino, se qualquer arma fosse banhada com ela se torna a fatal até para os deuses, porém ela dava ao mortal a capacidade de ser imortal tendo os mesmos pontos fraco dos deuses olimpianos, que eram a única forma de matá-lo, ele se regenerava como uma pessoa comum e podia ficar cego e etc, mas não pegava doença comuns e poderia ser reconhecido pelos deuses e virar um Deus 

Ambrósio era um comerciante e trocava informação por dinheiro, usando segredos como um ladino por isso era devoto de Hermes, ele buscava pela fruta dos deuses que viria a ter um nome em sua homenagem 

Ambrogio era um homem italiano normal que foi ver o Oráculo de Delfos. 

Quando ele viu o Oráculo, o que ela disse a Ambrogio sobre o sangue e a lua, o jovem ficou confuso, então ele esperou até de manhã para vê-la novamente. Quando ele viu o Oráculo e as belas donzelas novamente, Ambrogio notou que uma das donzelas era a deusa Titã Selene, por quem ele se apaixonou, mas o que Ambrogio não sabia era que o deus sol Apolo também estava apaixonado por Selene.  

Quando Apolo descobriu, ele não queria que Selene se apaixonasse pelo humano, então ele colocou uma maldição nele para que ele nunca pudesse andar por aí na luz do dia. 

Ambrogio ainda amava Selene e sabia que, como ela era uma deusa e ele era mortal, ela viveria e morreria, então ele foi para o submundo buscando se encontrar com Hades. 

Ele fez um acordo para Hades ficar com sua alma enquanto seu corpo ainda vivesse na Terra. 

Hades aceitou o acordo de Ambrogio; se pudesse roubar o arco e as flechas de prata de Ártemis, ele o tornaria imortal. 

Ambrogio concordou, ele foi até Ártemis pedindo para se juntar ao seu grupo de caçadores; ela confiou nele e deixou o homem se juntar aos seus seguidores. Ambrogio tentou pegar o arco e as flechas, mas Ártemis o pegou e ficou brava por ele ter mentido para ela, então ela lançou uma maldição sobre ele, fazendo com que o arco e as flechas de prata dessem a Ambrogio uma reação alérgica ardente e até pudesse matá-lo 

Temendo a ira da deusa da caça, Ambrogio se desculpou e pediu para ser perdoado. 

Ela só o perdoaria se ele provasse sua lealdade a ela.  Ambrogio prometeu provar sua confiança a ela, mas como todos os seus seguidores, ele nunca deveria se apaixonar ou se casar como todos os seus caçadores. Isso significava que Ambrogio nunca poderia ficar com Selene, mas ele concordou. 

Ártemis decidiu transformá-lo em um caçador quase tão grande quanto ela.

Como a deusa da natureza, ela deu a ele muitas habilidades aprimoradas quase tão grandes quanto as habilidades dela. Seus sentidos, força e velocidade para combinar com muitas das habilidades que os animais têm. 

Ele até recebeu presas e garras longas como muitos animais. Ártemis até lhe deu o poder de curar, tornando-o melhor do que todos os outros caçadores. Mas com todos os seus novos poderes, 

Ambrogio ainda parecia humano. Ártemis deu a ele o poder de mudar, assim como os próprios deuses; a deusa da caça poderia se transformar em um cervo; ela deu a ele o poder de se transformar em um morcego, tornando-o mais parecido com um animal.  Embora Ambrogio tenha sido instruído a nunca se apaixonar, ele ainda tinha sentimentos por Selene. Ambrogio se tornou um dos maiores caçadores de Ártemis e, como ele provou sua lealdade a ela, ela lhe deu seu arco e flechas de prata, permitindo que Ambrogio os levasse para Hades. 

Quando Ambrogio retornou ao submundo, Hades manteve sua promessa e levou a alma de Ambrogio, agora que ele era imortal, Ambrogio poderia finalmente estar com Selene. 

No entanto, ele aprendeu uma coisa terrível quando a viu novamente, ele descobriu que Apolo puniu e amaldiçoou Selene também, ela agora era mortal e estava morrendo.  

Ambrogio a levou para Ártemis, a deusa da natureza, que decidiu ajudar, embora Ambrogio não devesse estar apaixonado. 

Ártemis disse a ele que para salvar Selene ele tinha que fazê-la igual a ele. 

Depois de se tornar uma vampira e abandonar sua forma mortal, Ártemis a levou para a lua e restaurou a divindade de Selene. 

Mas com Ambrogio na Terra e Selene na Lua, os dois não podiam ficar juntos. Porque ele fez uma promessa a Ártemis, Ambrogio nunca se casou, ele nunca amou ninguém além de Selene. Embora ele tenha criado muitos outros vampiros como ele e Selene.

Depois de morder muitas pessoas e transformá-las, Ambrogio e Selene os chamaram de seus filhos. Ambrogio usa a saliva venenosa que Ártemis lhe deu para salvar Selene e transformar outros em vampiros enquanto Selene brilha o luar sobre seus filhos para vigiá-los. 

Os filhos de Ambrogio e Selene ganharam todos os poderes de seus pais; força aprimorada, sentidos, velocidade, a capacidade de curar, saliva venenosa vampírica, se transformar em um morcego e não ter alma. Outra habilidade que os vampiros ganharam foi um vírus em seu sangue que não tem efeito sobre os vampiros, mas qualquer humano que beba seu sangue se torna igual a eles. Os outros vampiros não só ganham as habilidades de Ambrogio e Selene, mas também seus efeitos colaterais, como sua fraqueza à luz do sol e à prata. 

Como Ambrogio é um cadáver ambulante sem alma, a maioria dos vampiros não tem alma e com Selene sendo um espírito separado de seu corpo mortal morto, outros vampiros ganharam a habilidade de transformar o que resta de suas almas em uma forma de névoa.  

Como Selene e Ambrogio nunca poderiam ficar juntos, a deusa titã da lua se apaixonou por outros seres. Embora ela tenha tido outros amantes, de Endymion a Zeus e alguns outros, Selene ainda cuida de Ambrogio e de todos os vampiros

Poderes 

Os poderes de Ambrogio vieram das maldições mágicas colocadas sobre ele pelos deuses gregos Apolo, Ártemis e Hades. 

Ambrogio foi capaz de passar esses poderes através de sua mordida e sangue.  Mordida: 

Ártemis deu a Ambrogio a habilidade de transferir suas habilidades através de sua saliva. 

Sua saliva é injetada na corrente sanguínea, o que causa mudanças na pessoa afetada por ela, porém não funciona se for se linhagem nobre ( que na cultura grega a maioria dos Reis tem sangue de deuses apesar de não o suficiente para ser um)

Super Força: Ártemis tornou Ambrogio incrivelmente forte. Ela deu a ele força suficiente que era quase tão grande quanto a dela.

Super Velocidade: Artemis fez Ambrogio incrivelmente rápido. A velocidade dele quase se equiparava à dela. 

Super Sentidos: Os sentidos aprimorados de Ártemis permitem que Ambrogio tenha ótima visão, audição, olfato e paladar. 

Super Visão: Ártemis deu a Ambrogio uma visão aguçada quase tão grande quanto a dela. Enquanto seu irmão Apolo fez a visão de Ambrogio ficar sensível à luz ofuscante do sol. 

Imortalidade: Hades levou a alma de Ambrogio para o submundo; no entanto, em vez de morrer, Ambrogio se tornou um imortal morto-vivo, tornando-o um cadáver vivo sem alma. 

Sangue: Ártemis usou seus poderes para infectar o sangue de Ambrogio. Esta doença, vírus ou infecção que faz de Ambrogio um vampiro pode ser transferida para outra pessoa através de seu sangue

Fraquezas 

As fraquezas de Ambrogio vinham dos poderes mágicos divinos de Apolo e sua irmã gêmea Ártemis, que lançaram maldições sobre ele.  

Luz solar: Apolo fez com que Ambrogio nunca mais pudesse andar na luz do sol. 

Embora a luz do sol não possa matar Ambrogio e outros vampiros, ela é prejudicial à pele e aos olhos sensíveis deles. 

Prata: Ártemis lançou uma maldição sobre Ambrogio, fazendo com que ele não pudesse tocar em prata, caso fosse atacado com prata seria mais letal do que uma arma comum contra ele 

Ela lhe deu uma reação alérgica que causa dor ardente 

Ferimentos normais podem matar ele como poderiam matar pessoas normais, como decapitação ou perfurar o coração 

Nenhum comentário:

Postar um comentário