terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Arquivo Confidencial- Tropa dos Lanternas Negros

 

Tropa dos Lanternas Negros

Sua história continua a mesma no Pós Crise e Novos 52


A Tropa dos Lanternas Negros é uma organização de zumbis, composta de pessoas falecidas ou que tenham voltado da morte, seu objetivo é eliminar toda a vida no universo.

Uma versão inicial da Tropa dos Lanternas Negros surgiu na revista Green Lantern Annual vol. 3 #7 (1998), escrita por Steve Vance e desenhada por Ron Lim. 

Na história, um grupo de Lanternas Verdes mortos são reanimados e comandados pelo demônio Nekron.

Centro dos eventos de "A noite mais densa", o vilão Mão Negra (líder e primeiro membro da Tropa dos Lanternas Negros) na verdade é um antigo inimigo do Lanterna Verde (Hal Jordan). 

O escritor Geoff Johns revisou a origem e expandiu determinados aspectos do Mão Negra durante as histórias das Origens Secretas. 

Nessas tramas, a arma absorvedora de energia do Mão Negra (que se acreditava ser uma invenção própria) é revelada como tendo sido construída com ajuda de Atrocitus, um grande inimigo dos Guardiões do Universo e o futuro fundador da Tropa dos Lanternas Vermelhos. 

Atrocitus veio à Terra e se aproximou do Mão Negra, reconhecendo nele um "caminho para o escuro" com poder para trazer "A noite mais densa". 

Ele faz com que o Mão Negra fuja com uma tecnologia  escondida no bolso após Hal Jordan e Sinestro aparecerem para capturá-lo pela morte de Abin Sur. 

A posse da arma mais tarde o torna alvo da Tropa dos Lanternas Verdes, além de fazê-lo sentir uma necessidade de extinguir a luz do espectro emocional.   

Ao ser transportado da prisão, o Mão Negra experimenta um súbito poder que elimina seus captores. 

Ele vai ao deserto onde ouve uma voz instruindo-o a reclamar as almas dos personagens ressuscitados. 

Mão Negra assassina sua família e logo depois comete suicídio. 

A Guardiã Scar chega e cria o primeiro anel de poder negro, que ressuscita o Mão Negra. 

Ela revela ao vilão ser ele uma personificação física da morte, e serve como o avatar da Tropa dos Lanternas Negros da mesma maneira que Ion, Parallax e Safira Estrela representam a força de vontade, o medo e o amor, respectivamente. 

O Mão Negra viola o túmulo de Bruce Wayne e retira sua caveira, e com isso nas mãos recita o juramento dos Lanternas Negros pela primeira vez. ( se descobre porém que o cadáver era de um clone de Bruce Wayne criado por Darkseid)

O vilão Mão Negra 

Pouco depois, os anéis de energia negra aparecem no universo e começam a reviver os personagens mortos e a transformarem-nos em Lanternas Negros que atacarão os heróis do Universo DC. 

Mão Negra é visto segurando a caveira de Wayne em todas as suas futuras aparições, alimentando os anéis com uma bateria de energia escura em Blackest Night #1. 

Ele afirma que a morte de Wayne "será de grande importância na "Noite mais densa"". 

No final da revista, é mostrado que o Mão Negra usa a caveira para produzir novos anéis de poder, criando dois para os recém falecidos Carter Hall e Kendra Saunders.   

Em Blackest Night #3, Indigo-1 descreve a premissa básica da relação da Tropa dos Lanternas Negros com o universo. 

Ela explica que a Escuridão existia antes da criação e era o que dava poder aos Lanternas Negros. 

Banida pela luz branca, houve a fratura do espectro emocional. 

A combinação das sete cores desse espectro pode restaurar a luz branca e eliminar os Lanternas Negros. 

Em Blackest Night #4, Scar transporta a Bateria Central da Energia Negra para Coast City e o verdadeiro arquiteto da criação dos Lanternas Negros é revelado: Nekron.   

Indigo-1 recruta Hal Jordan para formar uma equipe capaz de recriar a luz branca da criação (escolhendo aqueles que tiveram conexão com os mais poderosos membros das cinco tropas remanescentes).

Jordan e Indigo-1 recrutam Carol Ferris, Sinestro,  Santo Andarilho da Tropa dos Lanternas Azuis, Atrocitus e Larfleeze com seus próprios objetivos, com os poderes de seus anéis juntos podem simular o poder de um anel branco 

Em Blackest Night #5, a equipe ataca a Bateria Central da Energia Negra mas os resultados são opostos ao esperado. 

Nekron é fortalecido se tornando um verdadeiro Espectro Emocional e recruta personagens mortos revividos para a Tropa dos Lanternas Negros.

O demônio Nekron que virou Espectro Emocional da Morte 

Na convenção dos quadrinhos em San Diego, Geoff Johns explicou a escolha do Mão Negra como líder da nova Tropa de Lanternas, dos personagens que comporiam a organização e seus objetivos ao escrever a história. 

O anel negro afeta os mortos para serem usados como buchas de canhão mas que tem até seguir as regras dos anéis de poder que usamda força de vontade ou seja mortos que tem pouca força de vontade vivos tem pouco poder, mas podem ser usados por serem próximos dos heróis estrategicamente ; ele afeta os vivos transformando heróis ou vilões que já morreram e voltaram em Lanternas Negros 

As cenas em que o Homem Elástico e Sue Dibny conversam com Gavião Negro e Moça Gavião é um tipo de início de conflito emocional e terror que será mostrado em Blackest Night. 

Os aneis procuram dentre os mortos aqueles que foram importantes para os heróis.   

Durante a criação de Blackest Night, Johns (que nunca teve interesse nem medo de zumbis) quis trazer de volta personagens falecidos dum jeito que aterrorizassem e provocassem distúrbios emocionais nos personagens vivos que encontrassem. 

Os Lanternas Negros possuem personalidade e procuram aqueles que seriam afetados emocionalmente com sua aparição. 

Um primeiro exemplo de Johns para o uso da personalidade como causadora de distúrbios é quando o Lanterna Negro Homem Elástico (típico personagem "luminoso" que usa seu nariz detetive para "cheirar" alguma coisa errada) olha para suas vítimas e diz para sua esposa revivida: "Eu sinto o cheiro de mistério." Johns diz que o poder dos Lanternas Negros não é necessariamente maligno, mas tão pouco bom.  

 

Scar de Guardiã dos Lanternas Verdes  para  Guardiã dos Lanternas Negros serva de Nekron

Durante sua concepção inicial da nova Tropa, Johns desenvolveu o que aprendera sobre a luz em suas aulas de Física. 

Com as outras Tropas com as cores do espectro emocional personificando a vida, ele sabe que essa deveria personificar a morte.

 O negro é a ausência de luz, assim ele escolheu o Mão Negra como o lider da Tropa pelo nome e porque ele gosta de revisar vilões desde quando escrevia The Flash. 

Como em outros membros da Tropa dos Lanternas Negros, Johns queria uma diferente abordagem para o Mão Negra. 

Ele é descrito como um personagem claramente insano cuja presença deixa a todos desconfortáveis.  

 Em Blackest Night #2, múltiplos aneis de energia negra tentam reanimar o corpo de Don Hall, mas são impedidos por uma barreira invisível que protege o túmulo dele. 

Os anéis soam seu típico comando ("levante") mas são interrompidos e respondem "Don Hall da Terra está em paz." 

Essa foi a primeira vez que os anéis negros falharam ao tentar recrutarem um membro para a Tropa dos Lanternas Negros. 

Na entrevista com a IGN, Johns comenta a imunidade de Columba ao poder dos anéis negros: "Vocês saberão mais disso adiante. 

Mas diz respeito a natureza de Don Hall. Não pode ser profanada por essas coisas. 

Ele é intocável na morte e está em total paz mais do que qualquer outro ser no universo." Refletindo sobre as limitações dos anéis, Johns diz que a "magia" é piada para os anéis do poder negro (o zumbi Giovanni Zatara é capaz de manipular magia negra) e Don é o oposto. Em Blackest Night: Titans #1 é mostrado o Lanterna Negro Hank Hall incapaz de ler a aura emocional de Dawn Granger pois a mesma é branca.   

Em Blackest Night: Batman #1, o espírito do Desafiador (Deadman) é incapaz de deter a reanimação de seu cadáver por um anel negro. 

Desafiador tenta possuir o corpo, mas não consegue controlá-lo. 

No Comic Con 2009, Geoff Johns foi perguntado se os Lanternas Negros falavam com eles mesmos ou se estavam sendo controlados por outras forças.

Johns não respondeu, o que significa que a solução seria mostrada durante a série Blackest Night. 

Em uma passagem, o Espectro declara que ele "não seria usado". 

Após isso, o Mão Negra nota que os membros do Pacto das Sombras Zatanna e Demônio Azul são rodeados por uma aura de vida. 

Ao ler a aura do Vingador Fantasma, Mão Negra deduz que ele não está "nem vivo nem morto".

Juramento   

Como nas outras Tropas, o Mão Negra criou um juramento para os Lanternas Negros:  

“No alto dos céus A Noite Mais Densa desponta, Enquanto a luz morre a escuridão toma conta, Almejamos seu fim e miramos seu coração, Pela minha mão negra os mortos se erguerão!”


Poderes e Habilidades 

Todos os membros possuem um Anel Padrão da Tropa dos Lanternas Negros 

Os Lanternas Negros são cadáveres reanimados pelos anéis de energia negra. 

Os corpos são reparados quando danificados, mantendo-os em funcionamento todo o tempo. 

Os anéis de Energia Negra são capazes de regenerar ferimentos fatais infligidos aos seus possuidores (inclusive decapitações e completa dissolução).   

Em Blackest Night #3, Indigo-1 explica que todos os ressuscitados se alimentam de emoção. 

A cada ganho de energia, os anéis darão aos seus possuidores poderes de voar e criar coisas energéticas como qualquer anel do poder, funcionando pela Força de Vontade . 

Não são afetados pela magia. A mordida de um Lanterna Negro induz a uma vagarosa necrose e eventualmente torna a vítima amigável aos zumbis. 

Seu  poder afeta  apenas aqueles que foram ressuscitados e os cadáveres se forem colocados o poder dos anéis neles infectando o cadáver ou simplesmente um lanterna negro pode dar vida ao corpo morto ou pedaços do corpo morto (o homem robô que possui apenas seu cérebro, viu o restante de seu corpo virar um lanterna negro)

 Negros conseguem ler a aura colorida do espectro emocional. 

Múltiplas emoções levam a múltiplas cores, enquanto a falta de emoções é branca. 

Demônios e similares como Etrigan possuem uma aura negra. 

O estado de animação suspensa engana um Lanterna Negro pois torna o corpo invisível aos sentidos dele. 

Corações sem emoções como o do Espantalho também não são sentidos pelos Lanternas Negros.

Em mentes deturpadas ou adicionadas como a de Bizarro, as cores são vistas invertidas pelos Lanternas Negros.

Pontos fracos 

Os Lanternas Negros são vulneráveis a luz branca e a uma combinação de luz verde com luzes de outras tropas.   

Uma vez o anel de energia negra destruído, o cadáver é realmente destruído 

A Doutora Luz e Halo podem destruir completamente um Lanterna Negro usando seus poderes luminosos

Porém se ele tiver super poderes além do anel, a energia do ataque deve ser o suficiente para matá-lo mesmo tendo invulnerabilidade, o poder do anel branco porém ultrapassa essa defesa 

Conner Kent usou a Máscara Medusa para destruir dois Lanternas Negros forçando emoções. 

Os Lanternas Negros também são vulneráveis ao Laço da Verdade da Mulher Maravilha. 

O "toque" de um Lanterna Negro, usado para remover os corações das vítimas e drenar suas emoções, também pode romper a conexão com outros Lanternas Negros e seus anéis de poder negro. 

A viagem no tempo pode desativar um anel negro.   Uma maneira de deter um Lanterna Negro é feri-lo mais rapidamente do que o anel o regenere.

Usuários do anel branco são imunes à corrupção dos Lanternas Negros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário